Passado nas charnecas inóspitas do norte de Inglaterra, relata a história do órfão Heathcliff - acolhido em criança pelo patriarca da família Earnshaw - e da jovem Catherine Earnshaw, que cedo desenvolve uma afeição especial por este ser amargo e bravio, afeição em tudo correspondida por Heathcliff, desde então, de forma tão violenta quanto o seu carácter tempestuoso faria prever.
Os meus grandes desgostos neste mundo foram os desgostos do Heathcliff, e eu acompanhei e senti cada um deles desde o início; é ele que me mantém viva. Se tudo o mais perecesse e ele ficasse, eu continuaria, mesmo assim, a existir; e, se tudo o mais ficasse e ele fosse aniquilado, o universo tornar-se-ia para mim numa vastidão desconhecida, a que eu não teria a sensação de pertencer. (...) Ele está sempre, sempre, no meu pensamento. Não por prazer, mas como parte de mim mesma, como eu própria.
Apartados pelo destino, que não se tece exclusivamente por linhas de amor e paixão, onde intervêm também as diferenças sociais, ambições, expectativas e conveniências (próprias e de terceiros), Catherine e Heathcliff seguem caminhos distintos, permanecendo, no entanto, ligados num emaranhado de laços - por vezes demasiado apertados - que percorrem todo o espectro das emoções humanas: amor e ódio, apaziguamento e zanga, admiração e repulsa, revolta e reconciliação. Laços que conduzirão a um percurso sinuoso e destrutivo que acompanhamos ora enternecidos ora horrorizados, mas nunca indiferentes ou entediados.
Nem que ele a amasse com toda a força da sua vil existência, seria capaz de a amar tanto em oitenta anos como eu num só dia. Catherine tem um coração tão profundo como o meu. Seria mais fácil meter o mar dentro de uma selha, que toda a afeição dela ser monopolizada por ele.
Trata-se do primeiro e único romance de Emily Brontë, publicado em 1847 -
altura em que causou alguma celeuma pela rudeza e brutalidade de algumas cenas
e personagens - e que perdura até hoje como um clássico de uma beleza e
intensidades difíceis de igualar.
Pontuação: 10/10Sinopse aqui


